A DANADA DA COMUNICAÇÃO

Pais e filhos discutem, MELHORES AMIGOS discutem, parentes, colegas de trabalho, vizinhos e casais discutem. E no meio de tanto bafafá, muitas vezes o problema poderia ter sido resolvido com uma coisa chamada Comunicação.

Muita gente acha que Comunicar é simplesmente dizer alguma coisa. Engano! Porque a Comunicação só acontece de verdade quando alguém manda uma mensagem e o outro lado entende. Quando você diz alguma coisa e as pessoas entendem errado, não houve comunicação. Justamente ao contrário, o que aconteceu foi uma Falha de Comunicação.

Toda vez que alguém diz alguma coisa, por mais simples que pareça, o entendimento da mensagem pode se perder no caminho de várias formas. Até mesmo com uma simples palavra. Porque, apesar do significado das palavras ser exatamente o mesmo em todo dicionário, elas têm um tipo de “força própria” que muda muito conforme a cultura, a história de vida e a educação de cada um. Uma palavra ou expressão que não tem muita força na sua vida, de repente pode ofender profundamente outra pessoa.

Outra coisa que gera muitas falhas de comunicação é o tom que nós usamos para falar. Por exemplo, leia as frases abaixo em voz alta e, quando falar, acentue as palavras marcadas em itálico. A frase é exatamente a mesma, mas perceba a diferença no que você está dizendo. Eu explico o que dá para entender em cada caso:

. Eu não disse que você está me traindo. - (Neste caso, provavelmente outra pessoa disse isso, ou deu a entender, mas não você)

. Eu não disse que você está me traindo. - (Neste caso você está negando com todas as forças. Definitivamente, você não fez uma acusação dessas).

. Eu não disse que você está me traindo. - (Você pode até ter perguntado, ou até desconfiado, mas você não afirmou).

. Eu não disse que vocêestá me traindo. - (Neste caso, dá a entender que outra pessoa está traindo você).

. Eu não disse que você está me traindo. - (Aí dá impressão de um certo medo. A outra pessoa não está te traindo - com ênfase no tempo presente - mas pode ter traído no passado ou você desconfia que ainda pode trair).

. Eu não disse que você está me traindo. - (Neste caso, você não se sente traída. Mas parece que está acusando a outra pessoa de trair alguém).

. Eu não disse que você está me traindo. - (Neste caso, parece que tiraram conclusão errada com alguma coisa que você disse).

Deu pra entender? É exatamente a mesma frase. A única coisa que muda é o tom que você coloca nas palavras quando está falando. E, conforme o tom que você usa, passa uma impresão diferente.

E como a gente evita confusões com esse tal de “não foi bem isso que eu quiz dizer” ou com o famoso “você entende tudo errado”? Conversando mais. Tentando fazer a outra pessoa entender a sua mensagem com MUITA calma e paciência, porque Comunicação é um negócio complicado mesmo e ninguém neste mundo vive, absorve ou compreende as coisas exatamente do mesmo jeito que você.

0 comentários: